Ultrassom não destrutivo. Conheça:

ultrassom em tubos é um procedimento comumente realizado para verificar a qualidade de tubos, podendo encontrar eventuais falhas, descontinuidades, corrosão, entre outros. 

Para o uso adequado, é necessária uma máquina que registra o sinal do pulso e os ecos resultantes. Essas máquinas também são usadas para analisar os dados recebidos de diferentes maneiras. A máquina utilizada dependerá do tipo de inspeção que está sendo conduzida, por exemplo, aferição de espessura, detecção de falhas, etc. Essas máquinas podem ser manuais ou automatizadas, e portáteis ou não.  

Diferentes tipos de máquinas de diagnóstico serão necessários para testes de contato ou imersão. As informações apresentadas no equipamento também diferem. Pode ou não haver um gráfico digital do sinal. A máquina deve ser calibrada com base nas propriedades da peça de teste antes de ser usada para inspeção. 

Lembrando que, uma vez que o receptor de pulso esteja conectado ao transdutor e a um dispositivo de diagnóstico, o processo de inspeção começa. O elemento ativo do transdutor é passado sobre a peça que está sendo inspecionada. Existem vários métodos para realizar testes ultrassônicos. Esses métodos podem ser classificados em três categorias principais: transmissão refletida, atenuada e ondas sonoras. 

Por fim, este tipo de ultrassom pode ser realizado em tubos com diversas espessuras, pelo fato de haver vários tipos de transdutores, sendo que cada um deles emite ondas sonoras com frequências diferentes. Além disso, o equipamento utilizado para o ultrassom em tubulações também pode ser utilizado para a inspeção de chapas, fundidos, materiais forjados, fundidos e laminados, soldas e muitas outras aplicações. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos. 

Postagem criada em: 29/04/2022 - 14:30


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.