Saiba onde verificar os pontos de sua CNH:

A privação do direito de dirigir e a perda da CNH por pontos podem ocorrer por ultrapassar o limite máximo de pontos permitido por lei que atualmente se limita aos 20 pontos no prazo de 12 meses (1 ano) corridos. Sendo essa uma consequência que tende a levar muito tempo e dinheiro para ser solucionado quando não buscamos por ajuda de profissionais e empresas do ramo.

Nem todos os motoristas, no entanto, têm o direito de acumular 40 pontos na CNH. Poderão chegar à pontuação máxima de 40 pontos somente os condutores que não cometeram infrações gravíssimas. Se o motorista tiver uma infração gravíssima, a pontuação limite cai para 30 pontos. Se houver duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece nos 20 pontos, como era antes.

A perda da CNH por pontos não implica necessariamente em cometer infrações que são consideradas graves pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas sim em acumular pontos em penalidades diversas, que podem ser leves, médias ou graves.

É claro que as penalidades leves e médias acarretam pontuações menores em carteira quando comparadas às penalidades graves e gravíssimas que, por sua vez, podem ser autossuspensivas por si só, mas se o condutor atingir os 20 pontos, mesmo que sejam em penalidades leves ou médias, sofrerão a perda da CNH por pontos.

A nova lei flexibiliza consideravelmente o número de pontos que um condutor pode ter CNH. Antes da alteração da lei, o limite era de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 durante este mesmo período. Consulte um profissional para saber mais.

Postagem criada em: 28/11/2022 - 09:38


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.