Saiba como detectar as descontinuidades por sons:
A inspeção ultrassônica usa um transmissor piezoelétrico conectado a um detector de falhas, que em sua forma mais básica é um receptor de pulso e display de osciloscópio. Como um método de teste não destrutivo, o teste ultrassônico é ideal para detectar falhas e defeitos sem danificar o objeto ou material que está sendo testado.
Na indústria, o ultrassom é utilizado em uma ampla gama de processos, como limpeza, soldagem de plásticos e metais, corte, formação, teste de materiais, separação, mistura, desgasto, atomização, localização, medição e muitos outros.
As vantagens do ultrassom industrial são:
-
Ecologicamente correto – A energia elétrica é convertida diretamente em vibrações mecânicas de alta frequência, utilizando o efeito piezoelétrico. Essas vibrações afetam diretamente a faixa de destino (costura de soldagem, tela, meio de limpeza etc.).
-
Economia de energia – Processos ultrassônicos não exigem aditivos e consumíveis. A entrada de energia focada na faixa de destino (costura de soldagem, tela, meio de limpeza etc.) mantém a perda de energia ao mínimo.
-
Mais rápido – Como a entrada de energia cobre toda a área alvo simultaneamente, o processo ultrassônico funciona muito rapidamente. As velocidades de processo típicas na tecnologia de conexão variam, assim, de décimos de segundos (plástico) a aproximadamente 3 segundos (metal).
Lembrando que, as Inspeções ultrassônicas periódicas também podem ser usadas para verificar a corrosão ou para o crescimento de falhas conhecidas e, portanto, potencialmente evitar uma falha de uma peça, componente ou ativo inteiro. É usado em uma ampla gama de indústrias, incluindo aeroespacial, automotivo, construção, medicina, metalurgia e fabricação. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos, tirar todas as suas dúvidas e realizar um serviço eficiente e seguro.
Postagem criada em: 02/05/2022 - 13:24
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.