A válvula que evita a reversão rápida do fluxo

Sabemos como os sistemas de tubulação contam com diversos tipos de válvulas diferentes, cada uma com uma aplicação diferente e uma importância dentro do sistema de distribuição, abastecimento e armazenamento dos ambientes fabris, industriais, agrícolas e, até mesmo, residenciais.

Desse modo, resolvemos falar um pouco mais sobre um dos modelos de válvulas mais utilizados para evitar a ocorrência da reversão rápida e automática do fluxo do fluido, as válvulas de retenção.

Esse modelo de válvula possui como função favorecer a passagem do fluido em um determinado sentido, desempenhando o bloqueio do mesmo no sentido oposto. Assim, essas válvulas nada mais são do que um modelo de válvula direcional de uma via.

O que as diferencia dos outros modelos de válvula é, na verdade, o fato de não controlarem o fluxo dos fluidos mas, sim, o bloquearem o fluido quando ele está em seu sentido oporto.

Apesar de serem menores do que as demais válvulas presentes em um sistema de tubulação, essas válvulas carregam grande importância já que são capazes de limitar a pressão contida no circuito em um nível pré selecionado, assegurando maior proteção ao restante do sistema ao impedir sobrecarga nos demais componentes.

Por fim, há diversos modelos, tamanhos e marcas deste modelo de válvula disponíveis no mercado, portanto, uma dica que podemos dar para que você adquira o modelo ideal para a sua necessidade é pesquisar bem entre os fornecedores da sua região a fim de encontrar o modelo que mais irá atender as necessidades apresentadas pelo seu sistema de tubulação.

Postagem criada em: 03/01/2022 - 11:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.