Quais são as etapas que tornam a água potável?

Sabemos como cuidar da água é fundamental para que ela se torne própria para o consumo humano ou apresente condições adequadas para voltar à natureza. Contudo, você sabe quais são as principais etapas de tratamento de água em que ela passa em uma estação?

De modo simples e geral, a água passa por oito processos em uma estação antes de retornar a nós, em formato de água potável e ideal para consumo humano. Essas etapas são: 

  • Captação;

  • Coagulação;

  • Floculação;

  • Decantação;

  • Filtração da Água;

  • Desinfecção da Água;

  • Fluoretação; e

  • Correção de pH da Água.

Começando pela captação, essa é uma etapa onde a água é captada nos mananciais superficiais ou subterrâneos e direcionada aos tanques da estação de tratamento, onde passa por um sistema de grades que impede a passagem de galhos, folhas e macroscópicos maiores.

Na fase de coagulação é onde há a adição de sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio para que partículas sólidas presentes na água, como a argila e demais partículas finas, sejam unidas. E, na floculação, a água é agitada para que essas partículas possam se unir em flocos maiores com microestrutura porosa e se decantem. 

Assim, na decantação é onde as partículas permanecem no fundo dos tanques enquanto a água é levada para outro compartimento, entrando na fase da filtração onde elementos menores são contidos.

Após, é onde acontece a desinfecção da água e sua fluoretação, onde são adicionados cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças e flúor para a prevenção de cáries dentárias nas crianças.

Por fim, na correção de pH é adicionado certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio para preservar a rede de tubulação de abastecimento enquanto é levada de volta até você.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 15:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.