Etapas que tornam a água industrial ideal para uso

Sabemos como a água é amplamente utilizada nos ambientes industriais. Desde a composição de processos produtivos, lavagem de pátios, peças e afins até o consumo dos colaboradores, a água é utilizada livremente e deve passar por diversos processos de tratamento antes do seu consumo ou descarte final.

Por este motivo, resolvemos falar um pouco mais sobre quais são os principais processos de tratamento de água industrial pelo qual ela deve passar antes do seu consumo e, também, antes do seu descarte, evitando assim, doenças e contaminações dos presentes e poluição dos recursos naturais.

Iniciando pelos processos antes de seu consumo, há a captação é a etapa cuja a água é captada e direcionada aos tanques da estação de tratamento, onde passa por um sistema de grades que impede a passagem de macroscópicos. Após, há a coagulação, onde há a adição de sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio para que partículas sólidas presentes na água sejam unidas. 

Assim, há a floculação, onde as partículas se aglomeram em flocos maiores e se decantam, dando início a fase de decantação onde as partículas permanecem no fundo dos tanques enquanto a água é levada para outro compartimento em sua fase de filtração, para remover elementos menores. Por fim, há  a desinfecção da água e sua fluoretação, onde são adicionados cloro ou ozônio, para eliminar microorganismos causadores de doenças, e flúor.

Já no tratamento antes do seu completo descarte, para finalizar, há processos como os físicos, químicos e biológicos que utilizam diversas maneiras de tratamento, como reações químicas ou reprodução de fenômenos naturais, para garantir que o efluente seja devidamente cuidado e haja a eliminação de poluentes antes do seu descarte.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 16:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.