Conheça os processos de vulcanização em correias

A vulcanização em correias transportadoras é um procedimento complexo que, se feito corretamente por um especialista, pode oferecer uma emenda suave com risco mínimo de prender, rasgar e outros desgastes prejudiciais à correia. 

Existem vários tipos de emendas vulcanizadas, incluindo emendas escalonadas, emendas de dedo e emendas sobrepostas, e dois tipos de processos de vulcanização, a quente e a frio. Cada processo requer ferramentas exclusivas e um conhecimento profundo do processo de colagem de borracha.

Para vulcanização a quente e a frio, a correia deve ser desmontada e cada extremidade da correia preparada de acordo com a recomendação de emenda da correia em particular. A preparação adequada da correia é crucial para garantir que a emenda acabada mantenha suas classificações de tração publicadas.

Com a vulcanização a quente, as emendas são aquecidas e curadas sob pressão com uma prensa de vulcanização. Esse processo leva várias horas. Se uma correia for retensionada e usada antes que a emenda seja colada e completamente resfriada, a emenda será ineficaz e poderá se desprender completamente, causando tempo de inatividade adicional.

A vulcanização a frio não emprega uma prensa de vulcanização, mas usa um agente de ligação que causa uma reação química para unir as duas extremidades da correia.

Ao vulcanizar, vários fatores devem ser considerados para garantir uma emenda de alta qualidade, como por exemplo:

  • Primeiro, um especialista qualificado e treinado no procedimento e que tenha um conhecimento profundo de solventes, materiais de colagem e outros materiais de cobertura e preenchimento deve realizar uma emenda vulcanizada.
  • Em segundo lugar, o processo requer uma temperatura específica, compressão e tempo de permanência do equipamento, além de uma área de trabalho praticamente livre de umidade.
  • Em terceiro lugar, alguns tipos de correia podem não permitir a vulcanização. Se a correia estiver velha, suja ou com desgaste irregular, a vulcanização não é uma boa opção, pois nem sempre cura uniformemente, o que pode resultar em uma emenda mais fraca.

Diante do exposto, consulte um profissional para maiores informações adequadas.

Postagem criada em: 21/01/2022 - 07:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.