Garanta um ultrassom em soldas inigualável

A tecnologia de ensaio de ultrassom em soldas baseia-se na capacidade de oscilações de alta frequência de se propagar no metal e ser refletida a partir de arranhões superficiais, vazios e outras descontinuidades. Artificialmente criada, a onda diagnóstica direcionada entra no material testado e no caso de um defeito se desvia de sua propagação normal. A natureza the do defeito pode ser reconhecida por leituras gráficas e paramétricas. 

Existem cinco métodos principais de testes ultrassônicos, que são utilizados na indústria, e que diferem apenas na forma de registro e avaliação dos dados: 

  • método de sombra (controle de redução da amplitude da vibração ultrassônica dos pulsos transmitidos e refletidos); 

  • método espelho-sombra (detectar defeitos em soldas através do coeficiente de atenuação das vibrações refletidas); 

  • método eco-espelho ou "tandem" (que significa usar duas máquinas que trabalham juntas e de direções diferentes detectam os defeitos); 

  • método delta (controle de energia ultrassônica, que é reemitido a partir do defeito); 

  • método eco (registro do sinal refletido a partir do defeito). 

Via inspeção ultrassônica, podem ser detectados defeitos: 

  • rachaduras na zona de solda; 

  • poros; 

  • falta de fusão em juntas soldadas; 

  • estratificação do metal de solda; 

  • descontinuidades e fusão incompleta de juntas de solda; 

  • metal de folga na zona inferior da solda; 

  • áreas afetadas pela corrosão; 

  • áreas com a incompatibilidade da composição química; 

  • áreas com tamanho geométrico de distorção. 

Lembrando que,a superfície metálica ao redor da costura da solda e também a própria costura de solda devem ser tratadas  com qualquer líquido como esse tipo a seguir: (transformador, turbina, óleo de máquina ou graxa, glicerina, etc.). Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos. 

Postagem criada em: 03/05/2022 - 13:15


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.