Saiba como avaliar a existência de trepidações:
A análise de vibrações em equipamentos é uma abordagem adotada por vários tipos de fabricantes, pois provou ser uma das ferramentas mais eficientes e econômicas para identificar defeitos e falhas no maquinário nos estágios iniciais de sua ocorrência. Os sensores de análise de vibração são tipicamente afixados no maquinário e permitem que os operadores detectem mudanças sutis na saúde do equipamento que não são detectáveis pelo ouvido humano.
A vibração mecânica pode fornecer muitas informações valiosas sobre o estado das partes móveis do equipamento. A análise de vibração é usada para identificar falhas precoces dentro de um maquinário e notificar o pessoal sobre a necessidade de resolver tais problemas. Excesso ou desvios de vibração padrão do equipamento alertam para possíveis danos e mau funcionamento, permitindo que os técnicos prevejam problemas bem antes da quebra real ocorrer. Se a vibração excessiva for deixada desacompanhada, falhas mecânicas e elétricas dentro das máquinas normalmente não demorarão muito para se manifestarem.
É assim que o processo de análise de vibração é conduzido. Todas as partes rotativas do maquinário geram vibração em uma frequência específica, captadas pelo sensor de vibração ligado ao equipamento, que então transmite esses sinais para um dispositivo de coleta de dados.
Como a vibração normalmente vem de várias fontes diferentes, como fundação da máquina, componentes rotativos, eixo rotativo, máquinas adjacentes, turbulência de fluxo e assim por diante, esses diferentes ruídos tendem a se sobrepor. Após a coleta de dados, o dispositivo de teste de vibração realiza análises de frequência a fim de separar sinais de vibração individuais, que podem ser identificados e abordados de acordo.
A maioria das técnicas de análise de vibração depende de uma combinação de monitoramento on-line e off-line. Para que a parte offline desse processo ocorra, um técnico treinado é necessário testar manualmente o maquinário para coletar os dados de vibração.
Postagem criada em: 03/10/2022 - 12:59
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.