Método não destrutivo para descontinuidades
O ensaio de ultrassom compreende uma série de técnicas de teste não destrutivas que enviam ondas ultrassônicas através de um objeto ou material. Essas ondas sonoras de alta frequência são transmitidas em materiais para caracterizar o material ou para detecção de falhas. A maioria dos aplicativos de inspeção UT usa ondas de pulso curtas com frequências que variam de 0,1-15 MHz, embora frequências de até 50 MHz possam ser usadas. Uma aplicação comum para este método de teste é a medição da espessura ultrassônica, que é usada para verificar a espessura de um objeto, como ao avaliar a corrosão da tubulação.
A inspeção ultrassônica usa um transmissor piezoelétrico conectado a um detector de falhas, que em sua forma mais básica é um receptor de pulso e display de osciloscópio. O transdutor é passado sobre o objeto que está sendo inspecionado, que é tipicamente acoplado ao objeto de teste por gel, óleo ou água. Este é necessário para transmitir eficientemente a energia sonora do transdutor para a peça, no entanto este não é necessário ao realizar testes com técnicas de não contato, como transdutor acústico eletromagnético ou por excitação a laser.
Como um método de teste não destrutivo, o teste ultrassônico é ideal para detectar falhas e defeitos sem danificar o objeto ou material que está sendo testado. Inspeções ultrassônicas periódicas também podem ser usadas para verificar a corrosão ou para o crescimento de falhas conhecidas e, portanto, potencialmente evitar uma falha de uma peça, componente ou ativo inteiro. É usado em uma ampla gama de indústrias, incluindo aeroespacial, automotivo, construção, medicina, metalurgia e fabricação. Consulte um profissional para saber mais.
Postagem criada em: 02/05/2022 - 13:20
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.