O PVC é ideal para condução de líquidos quentes?

Amplamente utilizados para a condução de fluidos líquidos frios, os canos de PVC são clássicos e estão em quase todas as construções atuais. Principalmente nas construções residenciais e comerciais, onde se faz de suma importância garantir o abastecimento adequado de água fria por toda a edificação.

Contudo, os tubos e conexões de água quente também fazem parte dos projetos de distribuição de água em uma edificação. Por esta razão, muitos podem se perguntar se há tubos PVC água quente adequados para tal.

Com uma temperatura de trabalho máxima de 25°C, os canos de PVC não são os mais adequados para o transporte de água em elevadas temperaturas. Além de não serem capazes de assegurar a preservação da temperatura da água durante todo o seu trajeto, o vapor criado pela elevada temperatura no interior dos tubos pode levá-los ao rompimento.

Uma das melhores alternativas do mercado para substituir o PVC nesses casos é o CPVC, um derivado do PVC capaz de realizar o transporte de fluidos líquidos em uma temperatura de até 70°C. Sua instalação é rápida e ainda evita com muita competência o surgimento de microorganismos no interior dos tubos.

Outra excelente opção disponível no mercado é o PPR, um material muito versátil e que é capaz de realizar o transporte de líquidos em uma temperatura máxima de 80°C, soldados a partir do processo de termofusão para garantir uma alta estanqueidade.

Por fim, ainda há o tubo PEX. As tubulações que contam com esse tipo de cano são capazes de transportar tanto água fria quanto quente, em uma temperatura de até 95°, ideias para projetos que irão conduzir líquidos em temperaturas bem mais elevadas.

Postagem criada em: 05/01/2022 - 13:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.