Como a ferrugem compromete a rede de tubulação

Sabemos como os tubos feitos em aço possuem uma aplicação gigantesca no mercado. No início do desenvolvimento de redes de abastecimento, os tubos utilizados eram todos feitos em aço, seja em projetos residenciais ou agrícolas. 

Além disso, ainda podem apresentar ferrugem com grande facilidade. Mas, você sabe exatamente o que fazem surgir essas ferrugens e quais os problemas que elas podem trazer para a rede de tubulação a longo prazo?

De maneira simples, não é somente o transporte de água constante que pode trazer danos às tubulações de aço mas, também, o arraste das incrustações formadas internamente nas tubulações. Assim, as formações calcárias se formam e se acumulam nas paredes internas dos tubos, o que acarreta em uma redução do diâmetro das tubulações para o transporte dos fluidos.

E, com essa diminuição do diâmetro, podemos notar a diminuição da vazão e o aumento da pressão dentro dos tubos, que consequentemente levam à vazamentos e rompimentos dos tubos durante o transporte de água, causando um grande transtorno. 

Por este motivo, a ferrugem pode levar a um custo muito maior para manutenção, causando um grande desequilíbrio na saúde financeira das empresas, além de implicar diretamente na potabilidade da água e favorecer a contaminação de demais fluidos que são conduzidos nestes tubos.

Portanto, quando notar uma tubulação enferrujada, o ideal é contar com bons profissionais para resolver este problema o quanto antes, garantindo a aplicação correta dos materiais para remover toda a ferrugem presente nos tubos e assegurar uma rede de tubulação livre de quaisquer problemas.

Postagem criada em: 10/01/2022 - 09:36


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.