A aplicação da correia na indústria

As correias planas industriais permitem acionamentos compactos com diâmetros de polia muito menores em comparação com acionamentos convencionais com cabos de aço.

É importante frisar que há dois sistemas de transmissão diferentes. Pois bem, as correias de transmissão de energia são usadas em qualquer indústria onde algo é operado com a ajuda de uma transmissão. Acionamentos por correia plana e V são sistemas fundamentalmente diferentes. A tecnologia de acionamento por correia em V é baseada no rastreamento da correia em uma ranhura de acoplamento na polia da correia. 

Quanto mais potência for transmitida, mais correias e ranhuras serão seguidas. A tecnologia de correia plana baseia-se no alto atrito da correia contra as polias da correia coroada, e a transmissão contém apenas uma correia. As aplicações comuns de esteira plana são separadores, trituradores, plainas de madeira, ventiladores, transportadores de rolos, etc. A correia plana também pode transmitir energia em ambos os lados da esteira.

De forma sucinta, em sua funcionalidade, a mesma é conectada à superfície da polia da correia por meio de alto atrito e a perda de energia é mínima. A vida útil de uma correia plana é medida pela quantidade de flexão e quão pequeno é o diâmetro das polias da correia. Se isso for favorável, a vida útil é teoricamente infinita.

Por fim, ressalta-se que o sinal de uma correia plana instalada corretamente é quando ela se move em direção ao centro em ambas as polias da correia e a tensão é atingida. Assim, uma correia plana instalada corretamente não precisa de reajuste e é livre de manutenção. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 20/01/2022 - 09:17


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.