Tudo sobre esse meio de retirada do sal da água

Quando falamos sobre um dos principais processos de dessalinização da água, certamente estamos falando da Osmose Reversa, um dos meios mais eficientes para retirar o sal presente na água e transformá-la em uma água própria para o consumo. Onde, de maneira simples, uma forte pressão é exercida em uma solução salina para que ela atravesse as membranas e saia potável.

Agora, apresentando de maneira um pouco mais detalhada, este meio de tratamento é um processo de separação das substâncias por meio de uma membrana capaz de reter o soluto. Assim, o solvente flui pela membrana, do seu meio mais concentrado até o seu menos concentrado, se separando do soluto.

Há um modelo inverso deste mesmo processo, onde o solvente flui de um meio menos concentrado a um mais concentrado, mas o mais aplicado é o modelo reverso. Sendo assim, esse modelo de tratamento é amplamente utilizado para a retirada do sal da água e garantir uma rede de água potável, ideal para regiões que sofrem com a escassez de água adequada para tal.

É uma forma muito eficiente de dessalinização da água, contudo, para que ela aconteça de forma adequada, é essencial que uma certa pressão seja exercida sobre o solvente. Ou seja, é fundamental que haja a aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural para que a água possa realmente fluir entre a membrana e isolar-se eficientemente dos sais.

Para finalizar, é possível destacar que, durante esse processo, ainda é possível separar moléculas orgânicas e microorganismos em geral da água, tornando-a pura para o consumo. 

Postagem criada em: 07/01/2022 - 15:38


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.