Sua tubulação realmente auxilia a troca de calor?

Sabemos como os processos de produção industrial geram um calor excessivo nos ambientes. Os maquinários produzem fluidos quentes e que podem tornar o ambiente insalubre para a permanência dos colaboradores.

Além disso, uma temperatura interna elevada também apresenta malefícios para os maquinários, gerando o superaquecimento dos seus componentes internos e diminuindo a sua vida útil. Por esta razão, resolvemos falar um pouco mais sobre como os sistemas de produção são importantes e um dos seus componentes que precisam de atenção especial.

Os sistemas de refrigeração, de modo simples e geral, são compostos por quatro equipamentos principais, sendo eles os compressores, os condensadores, as válvulas de expansão e os evaporadores.

Seu funcionamento também não esconde segredos: os fluidos quentes presentes no ar no ambiente são conduzidos para o compressor, onde são comprimidos e saem superaquecidos em direção ao condensador. Neste momento, sob alta pressão e elevada temperatura, esses fluidos passam do estado gasoso a um estado líquido saturado.

Quando atingem o estado líquido, são levados às válvulas de expansão, que, como o próprio nome sugere, são expandidos até se tornarem um conjunto de fluidos líquidos e gasosos. Assim, são conduzidos até o evaporador, equipamento responsável pela troca do calor propriamente dita.

Contudo, um dos componentes desses sistemas que podem auxiliar ou prejudicar os sistemas de refrigeração é a tubulação. Responsáveis pela condução dos fluidos em todos os momentos entre os equipamentos, os tubos para refrigeração devem ser de alta qualidade e apresentar propriedades de elevada resistência à corrosão, tanto interna quanto externa, e, também, resistência à elevadas temperaturas.

Portanto, quando for montar os seus sistemas de refrigeração, preste muita atenção nos tubos e conexões que irá utilizar, pois, se eles não apresentarem as características esperadas, podem gerar vazamentos e prejudicar a troca do calor.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 09:49


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.