Sistema de Manobra e Comando de Cargas

De forma geral, quando falamos de sistemas como o elétrico, estamos falando de um assunto que se trata de um caso extremamente complexo e que exige alto conhecimento e também qualificação para ser manuseado. Além disso, em virtude de sua complexidade, é certo dizer que o mesmo depende de diversos equipamentos para a sua composição, de modo que o mesmo apresente desempenho pleno. Dentre um dos principais e mais utilizados equipamentos, podemos citar o centro de controle de motores.

Mas afinal, do que se trata este equipamento? Você já ouviu falar dele e sabe qual função desempenha dentro do sistema de energia? Se não, não se preocupe, pois vamos destacar isso e muito mais ao longo deste artigo, pontuando os fatores mais relevantes sobre o assunto para um melhor entendimento. Atente-se às informações a seguir:

Basicamente falando, este centro de controle é um sistema de manobra e comando de cargas, com as possibilidades de motores elétricos de baixa tensão ou de média tensão. Nada mais são que painéis completos que acomodam equipamentos para:

  •  Proteção;
  •  Seccionamento; e
  •  Manobra de Cargas.

Portanto, são painéis onde cabos provenientes das cargas estão conectados, com o objetivo de distribuir energia elétrica em unidades comerciais e industriais.

Projetado com um alto índice de padronização, este centro de controle permite facilidades de montagem, instalação, manutenção, expansões futuras, entre outros.

Adaptado para cada tipo de necessidade, o centro de controle apresenta diversificações. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Não compartimentado;
  • Compartimentado;
  • Compartimentado fixo; e
  • Compartimentado Extraível.

Neste sentido supracitado, dependerá do grau de separação interno encontrado em um centro de controle.

Postagem criada em: 11/11/2021 - 16:18


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.