Mistura essencial de análise química laboratorial

Sabemos como os ambientes industriais e laboratoriais estão repletos de misturas e substâncias de grande importância para a realização dos seus processos produtivos. Um deles, é a água régia, uma mistura amplamente utilizada em análises químicas para que seja possível determinar os seus teores.

A mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado em uma proporção de 3:1, ou seja, para cada três medidas de ácido clorídrico (HCl), uma de ácido nítrico (HNO3), apresenta como resultado um líquido de coloração amarelada altamente corrosivo ideal para as análises químicas nos ambientes laboratoriais, garantindo resultados precisos sobre seus teores.

Sua definição vem do latim, que significa “real da água”. Seu nível de corrosão é tão elevado que é classificado como um dos pouquíssimos reagentes com capacidade de dissolver o ouro e a platina, por exemplo. Sua atuação, no entanto, é específica para procedimentos analíticos, condicionamento e, também, para a limpeza de determinados artigos de vidro, de compostos orgânicos e partículas de metal em alguns laboratórios

Contudo, uma das suas maiores peculiaridades é o fato de perder muito rapidamente a sua eficácia, assim, é de extrema importância que seus componentes sejam misturados imediatamente antes da utilização para que essa mistura possa atuar com eficiência.

Para finalizar, a fim de sua eliminação segura no local, essa mistura deve ser neutralizada a partir de um agente neutralizador. Um grande exemplo de um agente neutralizador apropriado para tal é o bicarbonato de sódio, que deve ser adicionado à essa mistura antes que ela seja despejada na pia.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 16:33


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.