Metodologias de proteção dos colaboradores
Uma gestão de segurança do trabalho é responsável por prevenir acidentes e garantir que as medidas de segurança sejam cumpridas nos negócios e/ou locais de trabalho.
Os gestores de segurança geralmente são profissionais cuja descrição do trabalho geralmente implica garantir que os locais de trabalho atendam aos requisitos de referência de segurança e saúde. Eles também administram medidas corretivas quando e onde é necessário.
Eles são responsáveis por formular políticas de empresa ou negócios e realizar investigações em caso de acidentes. Eles também colocaram em prática, procedimentos de acompanhamento pós-acidente para cada trabalhador.
Em nota geral, a descrição do trabalho de um gerente de segurança envolve a supervisão do trabalho de outros profissionais dentro da empresa.
Seu papel é aquele que requer conhecimento aprofundado das políticas e/ou regulamentos de programas de segurança, técnicas de supervisão e políticas que orientam o pessoal em geral.
Os gestores de segurança devem manter a calma em todos os momentos, mesmo diante de uma grave crise no local de trabalho; eles têm que liderar pelo exemplo em tal situação, de modo a evitar o pânico em toda a organização.
O gerente de segurança desempenha diversas funções na garantia da segurança do pessoal nos locais de trabalho.
A descrição do trabalho abaixo mostra o exemplo de tarefas, deveres e responsabilidades típicas desempenhadas principalmente pelos gerentes de segurança:
- Selecione e atribua pessoal a diferentes funções, garantindo igualdade de oportunidades na contratação e na promoção
- Prepare e mantenha registros, relatórios e formulação de correspondências relativas ao trabalho
- Monitore e organize estudos especiais e/ou análise de programas e políticas/procedimentos de segurança
- Organizar e também participar na avaliação de programas e políticas de segurança já existentes; avaliar relatórios de acidentes/lesões e organizar estatísticas relacionadas a acidentes/lesões
- Estabeleça procedimentos e recomende mudanças nas políticas caso surja necessidade. Recomendo soluções para problemas, medidas de prevenção e outros caminhos para melhoria, entre outros.
É importante salientar que, todo o trabalho esteja regularmente ciente de novos desenvolvimentos nas leis de segurança que estão prestes a ter efeito sobre a organização.
Postagem criada em: 05/08/2022 - 10:53
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