Método não destrutivo baseados em feixes sônicos

O ultrassom convencional nada mais é do que um método preciso, econômico e rápido para avaliar a espessura dos materiais e a qualidade interna que pode ser feito tanto no campo quanto no laboratório. 

Utilizando tecnologia e instrumentação de última geração, o som emitido por transdutores permite que técnicos qualificados meçam e avaliem descontinuidades internas que possam indicar falhas materiais que podem passar despercebidas. 

Fornecendo resultados precisos e confiáveis, ele é adequado para muitas aplicações, incluindo: 

  • Soldas longitudinal; 

  • Erosão/Corrosão; 

  • Anéis de retenção do gerador de turbina; 

  • Eixos de turbina; e 

  • Soldas de bocal de vaso e raio interno. 

O método de ultrassom industrial é um dos testes mais comuns e básicos da indústria devido ao custo de serviço em comparação com outras variantes deste método ultrassônico, consiste basicamente em conhecer informações prévias sobre o componente a ser inspecionado, como espessura, especificações do material, temperatura, histórico de serviço, além de um equipamento detector de falhas, cabo coaxial, sonda para feixe de ângulo ou feixe reto, acoplamento, balanças de medição e técnico certificado no método. A inspeção começa na verificação da energia do equipamento e conexão de suas peças, em seguida, o detector de falhas é ajustado e calibrado com padrões de referência para minimizar a incerteza das medições mostradas na tela do equipamento, a aplicação na superfície continua da área de interesse. 

Em seguida, começa a varredura ultrassônica, a tela é observada para analisar os ecos mostrados nela, em caso de qualquer indicação relevante, ela é avaliada de acordo com as normas aplicáveis aceitando ou rejeitando essa indicação, no final do exame ultrassônico a limpeza é realizada na superfície onde a varredura foi realizada e os resultados são entregues ao usuário das condições do componente inspecionado. 

Este ultrassom, em geral, penetra profundamente em materiais com vibrações sonoras de alta frequência e, em seguida, mede o retorno de ondas sonoras para avaliar a espessura do material e a integridade interna. 

Postagem criada em: 03/05/2022 - 08:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.