ultrassom TOFD com registro contínuo é extremamente preciso na avaliação da altura das descontinuidades e por isso é muito utilizado para inspeção de juntas soldadas de topo entre chapas, durante a fabricação de equipamentos ou da manutenção periódica. 

Para inspeção em serviço de soldas, geralmente não é tão importante encontrar defeitos antigos dentro da costura da solda. Mais importante é a detecção de rachaduras na parte traseira de recipientes ou tubulações. 

Além disso, se a sensibilidade do instrumento for definida em nível muito baixo, a imagem TOFD não exibiria nenhum eco difrutado. Se a sensibilidade do instrumento for definida um pouco acima do nível eletrônico de ruído, a imagem TOFD exibirá muitos ecos difundidos que são causados por pequenos detalhes da costura de solda e não significa que a solda é realmente ruim. 

Em geral, as técnicas ultrassônicas não destrutivas são geralmente usadas na inspeção de solda, pois são convenientes, seguras e sensíveis a possíveis falhas de profundidade [10]. Recentemente, a difração ultrassônica de tempo de voo (TOFD), o conjunto ultrassônico em fases e as ondas guiadas ultrassônicas foram empregados na inspeção de solda, e a eficiência de detecção, a precisão da avaliação e as condições aplicáveis foram significativamente melhoradas. 

No entanto, ainda existem dificuldades na inspeção de solda porque os feixes de ondas ultrassônicas são desviados devido às propriedades anisotrópicos, a energia ultrassônica pode ser deteriorada devido à forte atenuação, e os sinais de ruído e fantasma podem ser medidos a partir da dispersão de grãos e do reflexo dos limites de solda. Consulte um profissional para entender melhor. 

Postagem criada em: 05/05/2022 - 09:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.