Garanta uma rede de tubulação dinâmica e eficiente

Você sabe o que é a perda de carga tubulação? De modo simples e geral, quando falamos sobre a perda de carga em uma rede de tubulação hidráulica, estamos falando sobre a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.

Essa perda pode acontecer de duas maneiras diferentes, sendo elas a Perda de Carga Distribuída e a Perda de Carga Localizada. Sua principal diferença, no entanto, é onde ocorre a perda de energia do fluido durante a sua transportação.

A perda distribuída está relacionada aos acessórios que compõem a tubulação, isto é, os cotovelos, curvas e demais acessórios que mudam a direção do fluido. Ao que o fluido que está sendo transportado em uma linha retilínea entra em contato com a parede sólida do acessório da tubulação, há uma perda em sua energia, e isso pode acontecer em diversos pontos da tubulação onde os acessórios estão localizados.

Já a perda localizada está relacionada a elementos que podem estar presentes nas linhas retilíneas da tubulação comprometendo o pleno fluxo do fluido. Sendo assim, as válvulas, registros, bombas e afins, são elementos que contribuem para a perda de energia do fluido durante o seu trajeto.

Por fim, contar com bons profissionais para o desenvolvimento das tubulações pode ser um grande diferencial que irá garantir uma perda menor dessa energia, permitindo que os fluidos tenham a vazão e a pressão deseja em todos os pontos de distribuição da construção, evitando um fluido com baixa vazão ou com uma pressão elevada que danifica a estrutura da tubulação.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 10:31


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.