Essencial para evitar a corrosão das caldeiras

Sabemos como todos os equipamentos presentes em um ambiente industrial estão suscetíveis a corrosão, seja por entrarem em contato direto com produtos corrosivos, pelo tempo de uso ou, até mesmo, pelo contato com materiais que podem comprometer a sua vida útil, mesmo que não sejam agressivos. Por este motivo, resolvemos falar sobre um procedimento que evita o desgaste precoce das caldeiras em virtude da corrosão ou surgimento de incrustação: o tratamento de água de caldeira.

Quando falamos sobre esse tratamento, estamos falando sobre um processo que visa diminuir o nível de oxigênio e de sais presentes na água para que eles não provoquem uma maior corrosão no equipamento. Além disso, esse tratamento também serve para a remoção de diversas outras impurezas e substâncias que possam estar presentes na água.

Afinal, a água destinada ao uso industrial quando retirada dos rios e mananciais pode apresentar diversas outras substâncias inorgânicas dissolvidas ou, também, materiais em suspensão, tais como areia, argila, lodo, algas e muito mais, que podem implicar de maneira significa nos sistemas de geradores de vapor caso adentrem.

Outras finalidades desse tratamento são evitar a formação de cobre e de ferro, elementos insolúveis e que não aderem aos tubos dos geradores de vapor, comprometendo seu pleno funcionamento e, também, evitar a incrustação nos equipamentos, bem como a formação de borras.

Portanto, para que o sistema gerador de vapor tenha um bom funcionamento, é importante que a água passe por bons processos de tratamento para que esteja adequada para a operação de uma caldeira, garantindo o pleno funcionamento dos ambientes industriais e evitando com grande eficiência a corrosão e o surgimento de incrustações nas caldeiras.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 14:39


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.