Equipamento que Distribui Eletricidade

É certo dizer que o sistema de energia se trata de um caso extremamente complexo e que exige alto conhecimento e também qualificação para ser manuseado. Além disso, em virtude de sua complexidade, é certo dizer que o mesmo depende de diversos equipamentos para a sua composição, de modo que o mesmo apresente desempenho pleno. Dentre os principais equipamentos que compõem este sistema, damos destaque ao quadro elétrico de distribuição.

Responsável por distribuir eletricidade em um imóvel, este quadro nada mais é que um equipamento formado por chaves, disjuntores e fusíveis. Ele abriga os disjuntores, recebe os fios do medidor de energia elétrica e distribui os circuitos elétricos que alimentam os diversos tipos de imóveis, sendo residenciais ou industriais.

Sendo assim, pode-se dizer que este quadro apresenta suma importância e deve ser adquirido através de uma empresa confiável, experiente e especializadal, que não hesita em fazer um bom trabalho e está sempre acompanhando as constantes evoluções do mercado para fornecer o mais moderno equipamento aos clientes.

Mas afinal, como funciona exatamente este quadro? Vamos entender melhor:

É importante ressaltar que este quadro elétrico cumpre todas as normas de especificações da NBR 5410 (norma que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão) e NR-10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade).

No primeiro momento, é preciso identificar o local adequado para a montagem do equipamento. Feito isto, o próximo passo é a distribuição dos circuitos terminais com fios que alimentarão as cargas de instalação. Em seguida, é feita a conexão entre os disjuntores e finalizado os circuitos de fase, neutro e terra. Por fim, é realizada  as ligações, fixando-se a tampa no quadro.

Postagem criada em: 10/11/2021 - 16:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.