Como o esgoto das indústrias é tratado?

Os efluentes industriais carregam consigo diversos poluentes resultados dos processos de produção dos ambientes. E, por isso, é de suma importância que esses efluentes sejam tratados de maneira adequada antes de voltarem ao meio ambiente, evitando que haja uma maior poluição dos recursos naturais disponíveis para nós.

Dessa maneira, há três diferentes processos de tratamento de efluentes industriais, cada um ideal para o tipo de poluente presente no esgoto de determinada indústria com o objetivo de garantir o cuidado adequado para cada efluente e minimizar os danos ao meio ambiente com a sua destinação final.

Seus processos são os Físicos, Químicos e Biológicos. Começando pelos processos físicos, são os que removem sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes a partir de separações físicas, como o seu nome sugere. Esse processo também pode ser utilizado para fins de desinfecção.

Já os processos químicos são os que fazem uso de produtos químicos para que, por meio de reações químicas, seja possível remover  os poluentes e, também, condicionar misturas de efluentes para seus respectivos processos de tratamento. Enquanto isso, os processos biológicos são aqueles que reproduzem os fenômenos naturais em um tempo muito menor, removendo a matéria orgânica em suspensão ou já dissolvida ao convertê-la em flocos biológicos e gases.

Por fim, é importante destacar que somente um bom especialista é capaz de determinar qual o tipo de processo a ser utilizado para o tratamento do esgoto de cada indústria, coletando amostras para poder entender o nível de toxicidade e carga orgânica presente no efluente a ser tratado para garantir o seu melhor cuidado.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 16:07


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.