Como detectar descontinuidades em peças metálicas?

O ensaio de líquido penetrante nada mais é do que um procedimento de exame de material não destrutivo usado para verificar deficiências como rachaduras, espalhando um corante líquido fino na superfície do material, seguido pela aplicação de um desenvolvedor. É um método comum usado para verificar deficiências em soldas, tubos, barras e outros materiais. 

O teste de penetrante líquido também é conhecido por vários outros nomes, como exame de penetrante líquido, teste penetrante de corante, teste de penetração de corante e inspeção penetrante de corante. 

É um procedimento rápido, portátil e econômico para manutenção do material. É normalmente realizado nas seguintes cinco etapas: 

  • Preparação da superfície 

  • Aplicação do penetrante 

  • Remoção do excesso de penetrante 

  • Aplicação do desenvolvedor 

  • Inspeção e limpeza 

Em suma, baseia-se em um princípio muito simples de ação capilar. Consiste em que o fluido de baixa tensão superficial consegue penetrar os defeitos descontínuos, limpos e secos que quebram a superfície. Existem diferentes formas de aplicar o fluido penetrante, seja mergulhando, pulverizando ou escovando. Uma vez que o excesso de líquido é removido, um desenvolvedor é aplicado que revela onde a falha está localizada, graças a uma luz ultravioleta. 

Podemos concluir que é um método não destrutivo, econômico e eficaz, aplicável a uma ampla gama de materiais industriais e realmente útil quando se trata de identificar falhas. Se você precisa de uma equipe de profissionais com vasta experiência para realizar um teste de materiais e fornecer soluções inovadoras, consulte um profissional adequado para tirar todas as suas dúvidas e fornecer todo o suporte necessário, com presteza e atenção. 

Postagem criada em: 04/05/2022 - 12:48


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.