Como a água dos ambientes industriais é tratada?

Não é segredo para ninguém como os ambientes industriais, independente do seu segmento, fazem uso de litros e mais litros de água. Seja no seu processo produtivo, na lavagem de pátios e peças ou, até mesmo, no consumo por parte dos seus colaboradores. Por este motivo, resolvemos falar um pouco mais sobre os processos de tratamento dessa água.

Afinal, é de suma importância que todos os efluentes sejam devidamente tratados antes de retornarem para a natureza. Apresentando óleos graxos e demais outros resíduos vindos dos seus processos de produção, é essencial que a água industrial seja tratada e retorne para a natureza de forma pura, evitando uma maior poluição.

Esse tratamento pode ser feito através de inúmeros processos, como é o exemplo dos processos físicos, químicos e biológicos. Nos processos físicos, por exemplo, é utilizado filtros e demais estruturas físicas para o tratamento da água, garantindo a separação da água e dos resíduos.

Nos processos químicos, como o seu nome sugere, produtos químicos são adicionados na água para que, em virtude das suas reações químicas, promovam o tratamento adequado para aquele efluente, garantindo que microorganismos poluentes sejam removidos da água. Já os processos biológicos são aqueles que reproduzem os fenômenos da natureza para o tratamento da água, mas em um período de tempo muito menor.

Dessa maneira, é possível garantir o descarte e retorno correto da água na natureza, evitando maiores poluições do meio ambiente e degradação da natureza. Por fim, é válido destacar que esses processos devem ser orientados por profissionais especializados e somente eles podem indicar o melhor tratamento para aquele efluente a partir de estudos e amostras.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 09:08


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.