Centro de Comando Elétrico Industrial

Você já ouviu falar no painel elétrico industrial? Sabe para que serve e qual o seu papel em toda a composição de um sistema elétrico? Se ainda não sabe sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos descobrir juntos sobre este equipamento ao longo deste artigo, destacando as principais características e fatores mais relevantes sobre o assunto. Atente-se às informações a seguir:

De forma simples e geral, podemos dizer que todo o controle de automação se encontra no painel elétrico. Este equipamento nada mais é que uma estrutura desenvolvida para comportar dispositivos eletrônicos em sua parte interna. Geralmente, este painel é fabricado com estruturas de placas de metal com perfis que não podem ser perfurados.

Mas afinal, como este equipamento funciona? Vamos entender melhor?

Para fazer a distribuição de energia elétrica para vários circuitos individuais ou pontos de consumo, se faz necessário alguns acompanhamentos ap painel, como por exemplo:

  • Fusíveis;
  • Disjuntores; e
  • Unidades de proteção.

A função principal do painel elétrico é permitir que todos os mecanismos possam receber energia a partir de disjuntores classificados e isolados de forma correta. Dessa forma, em caso de algum erro, o painel protegerá os clientes e os equipamentos.

Tendo todos estes fatores destacados, é de suma importância ressaltar que toda a estrutura deste painel, bem como serviços agregados a ele como manutenções, sejam corretivas ou preventivas; instalações; revisões e análises, devem seguir imprescindivelmente todos os padrões e recomendações presentes nas normas regulamentadoras vigentes em lei nacional, para assim garantir segurança e qualidade no desempenho do equipamento.

Postagem criada em: 08/11/2021 - 09:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.