A parte importante do tratamento de efluentes

Sabemos como as estações de tratamento de água dependem de inúmeros processos para garantir que a água irá retornar de maneira pura e adequada para o meio ambiente. Por este motivo, resolvemos falar um pouco mais sobre uma das partes mais importantes do tratamento de qualquer efluente: a dosagem química.

O sistema de dosagem está presente em quase todas as etapas do tratamento de efluentes, garantindo que cada processo conte com a quantidade certa de aditivos para a separação da água e dos resíduos. Seja em redes de tratamento industriais ou em redes de tratamento de efluentes domésticos, o sistema de dosagem possui uma participação de peso no tratamento da água.

Alguns exemplos de fases do tratamento que utilizam o sistema de dosagem são a pré-cloração, a pré-alcalinização e a pós-alcalinização, a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfecção e a fluoretação. Esse sistema conta com diferentes aditivos, como solventes, detergentes (ácidas ou alcalinas), ácido acético ou soda cáustica, por exemplo, onde sua aplicação acontece no lado da descarga das bombas de limpeza.

Sobretudo, esse sistema de dosagem é uma solução completa e integrada que visa atender aplicação em plantas de tratamento de efluentes. Ele que deve ser regido com total atenção, por isso, é imprescindível contar com bons profissionais da área para assegurar que cada etapa estará recebendo a quantidade certa de aditivos para o tratamento dos efluentes, assegurando o cuidado necessário para que a água retorne para a natureza ou seja enviada para o consumo de forma pura e adequada.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 09:25


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.