A expansão de um corpo pelo aumento da temperatura

Não poucas vezes nos deparamos com termos mais técnicos que nos orientam sobre situações que podem vir a calhar no cotidiano. Uma delas, por exemplo, é a Dilatação Térmica, nome dado ao evento onde o volume de um corpo aumenta em virtude da elevação da temperatura.

Na prática, esse evento pode acontecer em diversas situações do nosso dia a dia, apesar de muitas vezes não poder ser visto a olho nu. De forma mais aprofundada, esse evento nada mais é do que a agitação térmica das moléculas que compõem um corpo, onde quanto mais quente o corpo estiver, maior será a agitação térmica das suas moléculas.

Há diversos tipos dessa dilatação, sendo elas a Dilatação dos Sólidos, a Dilatação Linear, a Dilatação Superficial e a Dilatação Volumétrica. E, apesar dos seus nomes incomuns, não são poucas as situações onde essa expansão deve ser colocada na ponta do lápis para que não haja maiores transtornos a longo prazo.

Um dos maiores exemplos são as lajes: quando há o aumento da temperatura, o corpo da laje fica mais volumoso e há uma expansão notável, enquanto quando há a diminuição da temperatura, o corpo se contrai. E, esse evento a longo prazo pode gerar rachaduras nas lajes, por exemplo, acarretando em vazamentos e demais problemas para a construção.

Por fim, outro grande exemplo dessa expansão são os trilhos dos trens. Os trilhos são colocados de modo que sempre haja um pequeno espaço entre eles a fim de evitar as deformações quando há um aumento da sua temperatura.

Postagem criada em: 10/01/2022 - 09:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.