Tudo sobre os Testes Mecânicos do IPT:

Não é segredo para ninguém que toda a estrutura das portas de incêndio deve ser altamente resistente contra o fogo e possuir boas condições de uso em uma situação urgente. Por este motivo, todos os componentes são submetidos a rigorosos testes para serem avaliados.

Como é o caso dos testes mecânicos do IPT. O IPT é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que realiza diversos testes para os segmentos como energia, transportes, petróleo, gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança.

Entre estes testes, estão os testes mecânicos e ensaios de resistência contra o fogo em portas de emergência para avaliar a sua excelência em uma situação urgente de incêndio, visando garantir a máxima segurança de todos.

De modo geral, o teste mecânico é sempre realizado antes do ensaio de resistência ao fogo e, neste teste, é realizado um ensaio com um total de 5.000 ciclos de funcionamento mecânico fazendo o uso de dispositivos com sistema pneumático para a abertura do trinco e empurrar a porta, simulando uma abertura em uma emergência.

Os dispositivos apenas abrem a porta, com o foco em observar a eficiência do sistema das portas de fechamento automático, como a dobradiça com mola para porta corta fogo. Além disso, neste momento também são avaliados os trincos, a integridade das folhas e possíveis deformações residuais.

Por fim, vale destacar que os resultados dos testes mecânicos são somados aos resultados dos ensaios de resistência contra o fogo para indicar as classificações das portas e conseguir a certificação junto ao órgão certificador, a ABNT, caso as portas atendam todas as exigências das normas regulamentadoras.

Postagem criada em: 15/09/2021 - 10:10


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.