Segurança nos locais de compartimentação elétrica

Sabemos que em locais onde há o compartimento de energia elétrica, utilizar os mais diversos dispositivos para aumentar a segurança é fundamental para manter a integridade física de todos os trabalhadores e dos frequentadores da edificação.

Por este motivo, nestes locais as portas de incêndio são amplamente utilizadas porque podem impedir ou, ao menos, retardar ao máximo a incidência de um incêndio em uma situação urgente, além de possibilitarem uma fácil evacuação de todos que estiverem dentro dos ambientes.

Contudo, não é qualquer porta de incêndio que deve ser utilizada nos ambientes de compartimentação da rede elétrica, mas sim as de classificação P-90. Essas portas possuem tempo de resistência mínima ao fogo de 90 minutos e são comumente utilizadas em portas para escadas enclausuradas.

Contar com uma fábrica de porta corta fogo P-90 pode ser um grande diferencial durante a aquisição dessas portas. Afinal, ao contar com os fabricantes você poderá ter certeza da procedência das portas, sua qualidade, eficiência em uma emergência e, principalmente, sua certificação da ABNT.

Vale destacar que a certificação da ABNT das portas é fundamental para conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), por exemplo, tendo em vista que somente a certificação é capaz de comprovar que as portas atuarão com competência em uma emergência de incêndio.

Por fim, essas portas devem passar por vistorias periódicas a cada 90 dias, no máximo, visando garantir que elas sempre estarão em plenas condições de uso em uma situação urgente e poderão proporcionar a vedação do fogo esperada.

Postagem criada em: 14/09/2021 - 11:11


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.