Calibrar instrumentos é um investimento!
A calibração especial para instrumentos de medição é o processo em que as leituras obtidas do instrumento são comparadas com as subessotipadas em laboratório em vários pontos ao longo da escala do instrumento. De acordo com os resultados obtidos a partir das leituras obtidas do instrumento e dos subesse, a curva é traçada. Se o instrumento for preciso, haverá correspondência das escalas do instrumento e do sub-padrão. Se houver desvio do valor medido do instrumento em relação ao valor padrão, o instrumento será calibrado para dar os valores corretos.
odos os novos instrumentos devem ser calibrados contra algum padrão no início. Para o novo instrumento, a escala é marcada de acordo com as subesse disponíveis nos laboratórios, que são destinados especialmente para este fim. Após o uso contínuo do instrumento por longos períodos de tempo, às vezes ele perde sua calibração ou a escala fica distorcida, nesses casos o instrumento pode ser calibrado novamente se estiver em boas condições reutilizáveis.
Mesmo que os instrumentos da fábrica estejam funcionando em boas condições, é sempre aconselhável calibrar-os de tempos em tempos para evitar leituras erradas de parâmetros altamente críticos. Isso é muito importante especialmente nas empresas onde trabalhos de alta precisão são fabricados com alta precisão.
A calibração do instrumento é feita em laboratório contra os instrumentos abaixo do padrão, que são utilizados muito raramente para este único propósito. Esses subesse são mantidos em atmosfera climatizado altamente controlada para que ali sua escala não mude com as mudanças atmosféricas externas.
Para manter a precisão dos sub-padrões, são verificados periodicamente em relação a algum padrão que é mantido nos laboratórios metrológicos sob atmosfera altamente segura, segura, limpa e climatizado. Finalmente, as normas podem ser verificadas com as medidas absolutas da quantidade, que os instrumentos são projetados para medir.
Postagem criada em: 28/09/2022 - 10:33
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.