Como manter a integridade das portas de incêndio?

Manter a plenitude do sistema de segurança contra incêndios é fundamental em qualquer edifício, seja ele residencial ou comercial. Afinal, garantir que uma grande quantidade de pessoas possa sair com segurança e rapidez em uma situação urgente de incêndio é de suma importância.

Em vista disso, as manutenções ganham grande destaque quando falamos da plenitude de funcionamento das portas de incêndio, isto porque são indispensáveis para a segurança de todos em um edifício ao proporcionar uma vedação dos ambientes para impedir ou retardar ao máximo a propagação do incêndio.

manutenção de portas corta fogo deve acontecer de maneira preventiva em um prazo máximo de 90 dias, com o objetivo de avaliar todo o sistema automático das portas e proporcionar uma vistoria completa nos seus componentes.

Além disso, durante a manutenção das portas de incêndio, também é realizado uma limpeza de todos os componentes, lubrificação das partes necessárias, reaperto de parafusos e regulagens de molas com o objetivo de prevenir possíveis defeitos, aprimorar a estrutura e reforçar os materiais.

Práticas como manter a porta aberta com um objeto ou trancá-las contribuem para um custo mais alto de manutenções, pois prejudicam a eficiência do sistema de segurança em uma emergência. Manter as portas abertas, por exemplo, traz danos ao sistema de fechamento automático.

Por fim, vale destacar que essas manutenções são recomendações da Norma do Corpo de Bombeiros e, tendo em vista que essas portas são utilizadas de maneira inadequada com frequência, promover essas manutenções de forma mensal é altamente recomendado.

Postagem criada em: 13/09/2021 - 13:54


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.