Como evitar que o fogo se propague em um incêndio?

A porta corta fogo, também conhecida como PCF e portas de emergência, são portas com alta resistência à ação do fogo e proporcionam uma grande vedação aos ambientes, evitando com muita eficiência a propagação de um incêndio e facilitando ao máximo a evacuação dos presentes.

Essas portas já eram muito utilizadas desde a década de 70, contudo, foi somente a partir de 1983 que passou a ser obrigatória em edifícios com mais de quatro andares, visando garantir a segurança de todos em uma situação de pânico e evitando a rápida propagação das chamas pelo local.

As portas de emergência são muito utilizadas, também, em casas de show, cinemas, shoppings, colégios, universidades e muitos outros ambientes com capacidade de aglomeração para promover uma evacuação facilitada e segura, longe do calor, das chamas e da fumaça tóxica.

É de extrema importância que essas portas permaneçam fechadas durante todo o tempo para possibilitar a vedação esperada, afinal, a fumaça tóxica é capaz de se propagar rapidamente pelo local e é um dos fatores que mais levam as pessoas a óbito em um incêndio.

Além disso, devemos sempre cuidar das nossas portas de saídas de emergência e rotas de fuga, com manutenções periódicas para garantir o seu pleno funcionamento em uma situação de pânico e evitar ao máximo utilizá-las de maneira inadequada.

Por fim, com o uso adequado e as manutenções preventivas em dia, as portas de emergência podem atuar com máxima eficiência em uma situação de pânico e proporcionar a vedação esperada, impedindo ou retardando ao máximo a propagação do incêndio pelo local até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Postagem criada em: 03/09/2021 - 11:40


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.