Qualquer barra de travamento serve? Saiba mais:

Quando vamos ao cinema, ao shopping, ou até mesmo, a um restaurante, podemos notar as tão famosas barras de travamento, instaladas justamente para assegurar uma evacuação facilitada em uma situação urgente, como um incêndio.

Essas barras são obrigatórias em rotas de fuga, saídas de emergência, ambientes com acesso a escadas e locais com capacidade de aglomeração acima de cem pessoas, como em escritórios, auditórios, teatros, bares e casas de show, faculdades e escolas, aeroportos, hospitais, por exemplo.

Contudo, para a instalação dessas barras, alguns fatores devem ser considerados, como o material da porta no qual as barras serão aplicadas. Afinal, quando são aplicadas nas folhas de portas corta fogo, devem possuir o mesmo nível de resistência contra a ação do fogo que toda a estrutura das portas.

Neste cenário, em folhas de alumínio, o mais indicado para instalação será sempre a barra antipânico para porta de aço, enquanto para portas vidro, outro sistema de barras será o ideal. Mas, mesmo com a diferença de materiais, a função das barras será sempre a mesma: garantir uma fácil liberação da passagem com uma simples pressão sobre a barra. 

Uma grande vantagens dessas barras é que podem receber acabamentos diversos para melhor se adequar a estética do ambiente, por isso, podem ser adquiridas nas cores preta, prata e vermelha.

Por fim, há dois modelos diferentes dessas barras, o modelo push e o touch bar. Ambos possuem o acionamento por meio da pressão sobre as barras, mas o modelo touch bar é mais leve, ideal ambientes que possuem um grande fluxo de crianças e idosos.

Postagem criada em: 15/09/2021 - 10:09


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.