O melhor dispositivo de abertura das portas:

Após um grande acidente, mais conhecido como desastre no Victoria Hall em Sunderland, onde 183 crianças morreram porque uma porta estava parafusada nos fundos de uma escada, os primeiros dispositivos para facilitar a evacuação em uma situação de pânico começaram a surgir.

Contudo, o parafuso de pânico, criado em agosto de 1892 pelo inglês Robert Alexander Briggs (1868 – 1963), não foi amplamente utilizado e novos desastres vieram a acontecer. Foi, então, que dois engenheiros desenvolveram a barra antipânico para porta, o melhor dispositivo para a abertura das portas.

Também conhecida como barra de travamento, essas barras são projetadas com um design que permite que as portas trabalhem a  seu favor em uma situação urgente, de modo que a evacuação não seja impedida ou complicada e cause ainda mais pânico nos presentes.

Essas barras são obrigatórias em rotas de fuga, saídas de emergência, portas com acesso às escadas e em portas de ambientes com capacidade de aglomeração acima de cem pessoas, garantindo que todos possam sair com máxima rapidez em um incêndio.

Há dois modelos dessas barras, o modelo push e o modelo touch bar, ambos possuem o acionamento por meio da realização de uma pressão sobre a barra, contudo, o modelo touch bar é voltado para crianças e idosos que não são capazes de exercer uma grande pressão.

Por fim, vale destacar que, mesmo obrigatória em alguns locais, a instalação dessas barras é altamente indicada em qualquer porta, isto porque ela não traz nenhum malefício e ainda funciona como uma excelente fechadura, que mantém as portas bem fechadas quando necessário mas que não implica na liberação da passagem.

Postagem criada em: 09/09/2021 - 16:43


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.