Pintar a porta de incêndio? Saiba tudo:

As portas de incêndio, também muito conhecidas como portas de emergência e portas corta fogo, são indispensáveis para a segurança contra incêndios e obrigatórias em muitos locais, como em edifícios com mais de quatro andares, rotas de fuga e ambientes com alta capacidade de aglomeração, como igrejas, casas de show, escolas, teatros e cinemas.

Não há obrigatoriedade a respeito das cores, contudo, essas portas e os seus complementos, como o batente, as fechaduras e a dobradiças para porta corta fogo, nunca devem receber acabamentos em tintas comuns, isto porque o solvente presente nelas podem comprometer a eficiência das portas em uma situação de pânico.

A tinta ideal para os acabamentos nas portas de emergência são as tintas à base de água. Essas tintas, também conhecidas como tintas intumescentes, possuem a mesma aparência que as tintas convencionais, mas na prática, garantem uma segurança muito maior aos presentes. 

Contando com propriedades muito mais tecnológicas, as partículas dessa tinta se expandem múltiplas vezes quando entram em contato com temperaturas superiores a 200°C. De modo que em um incêndio, protege o substrato das elevadas temperaturas do fogo e trazem uma vedação ainda maior, evitando com grande eficiência que a fumaça ou o fogo se propaguem pelos vãos.

Por fim, a praticidade de aplicação dessas tintas formam um conjunto perfeito: elas podem ser facilmente aplicadas nas portas por meio de pincéis, rolos ou sprays airless. Além disso, vale destacar que pode ser aplicada sobre pinturas pré-existentes, chapas galvanizadas ou em aço carbono, batentes, ferragens e demais componentes das portas.

Postagem criada em: 14/09/2021 - 09:28


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.