Portas de incêndio trancadas, pode?

Não é segredo para ninguém que as portas de incêndio devem permanecer sempre fechadas, mas nunca trancadas. Porém, em condomínios, não é raro encontrarmos moradores que prefiram mantê-las trancadas, mas essa é uma prática muito perigosa, principalmente quando a porta em questão é a única do andar.

As portas de incêndio possuem como função vedar o ambiente em uma situação de pânico, impedindo ou evitando ao máximo a propagação das chamas, da fumaça tóxica e do calor por outros andares, pavimentos, rotas de fuga e áreas de refúgio da construção ao mesmo tempo em que facilita ao máximo a evacuação de todos os presentes.

Contudo, há exceções sobre trancar as portas, como é o caso das portas que guardam bombas e geradores. Afinal, essas áreas são perigosas e não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas, portanto, é permitido mantê-las trancadas.

Mas, mesmo que seja permitido trancá-las, a fechadura para porta corta fogo segue a seguinte lógica: para acessar o ambiente pelo lado externo é necessário o uso das chaves, enquanto a saída pelo lado interno está sempre livre, ou seja, não precisa de chaves ou qualquer outro objeto para que as pessoas possam evacuar com rapidez e segurança em uma situação urgente.

Por fim, vale destacar que essas fechaduras devem ser do mesmo material que a porta em questão e possuir as mesmas características de resistência contra o fogo. Assim como também devem receber vistorias periódicas a fim de avaliar as suas condições, evitando que a saída seja dificultada em uma situação urgente.

Postagem criada em: 13/09/2021 - 13:55


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.