Portas para a Segurança Contra Incêndio:

Sabemos que as portas de emergência estão presentes nos mais diversos ambientes, isto porque além de serem fundamentais para que o local consiga o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), são elas uma das principais ferramentas para a Segurança Contra Incêndio.

Quando falamos sobre portas corta fogo em geral, nós nos referimos à uma estrutura de caráter essencial para sistemas de saída de emergência em estabelecimentos com fluxo contínuo de pessoas ou edificações com mais de quatro andares.

Desse modo, podemos vê-las em condomínios, shoppings centers, teatros, casas de show, igrejas, templos, escolas, empresas e muito mais, já que possui a principal função de impedir ou retardar ao máximo a propagação das chamas, do calor e da fumaça tóxica por outros andares ou pavimentos da construção.

Além disso, essas portas compõem rotas de fuga e áreas de refúgio para garantir uma maior segurança a todos os presentes ao possibilitar uma evacuação sem maiores complicações e longe da ação do fogo.

Essas portas muito comumente são do tipo de abrir com eixo vertical, com o batente (também conhecido como marco), ferragens, mata-juntas e bandeiras confeccionadas a partir do mesmo material.

Elas podem ser confeccionadas em aço galvanizado inox ou acabamento amadeirado, também podem ser encontradas feitas em vidro em shoppings e outros edifícios devido ao seu grande apelo visual.

Por fim, elas são regulamentadas pela norma NBR 11742 que diz, também, que todas essas portas devem possuir algum dispositivo que realize o seu fechamento de maneira totalmente automática, como molas aéreas, dobradiças com mola ou qualquer outro que possa garantir a completa vedação do ambiente.

Postagem criada em: 10/09/2021 - 15:52


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.