Tudo sobre as vistorias das portas de incêndio:

Sabemos que as portas de emergência e de incêndio devem receber uma atenção especial a cada 90 dias, no máximo, para garantir o seu pleno funcionamento em uma situação urgente, como um incêndio.

Porém, é de suma importância que essas vistorias sejam feitas por profissionais altamente especializados.Isto porque as manutenções também devem seguir diligentemente os requisitos da norma regulamentadora das portas corta fogo para saídas de emergência, a NBR 11742.

Com a principal função de vedar os ambientes e impedir ou retardar ao máximo a propagação do fogo, da fumaça e do calor por outros andares ou pavimentos das edificações, todos os procedimentos devem ser realizados corretamente para não implicar no funcionamento dessas portas.

Afinal, elas não são portas comuns e uma manutenção inadequada poderá implicar diretamente no seu funcionamento durante uma situação urgente, não proporcionando a vedação esperada, deixando a desejar no seu fechamento automático ou, até mesmo, impossibilitando a fácil evacuação por causa de algum defeito das fechaduras.

Por este motivo, contar com uma empresa de manutenção de porta corta fogo especializada e que dispõe de profissionais com pleno conhecimento das normas técnicas é o grande diferencial que você poderá ter em relação à segurança. 

Durante as vistorias, esses profissionais poderão reapertar parafusos, lubrificar as partes móveis, avaliar todo o sistema de fechamento automático e as fechaduras e regular as molas das dobradiças, por exemplo, sempre dentro do que diz as normas para que você tenha um sistema de segurança contra incêndio altamente eficiente.

Por fim, essas vistorias sempre carregam um caráter preventivo, afinal, nunca sabemos quando iremos precisar das portas de emergência. Tendo em vista este fato, negligenciar as manutenções dessas portas é negligenciar a nossa própria segurança.

Postagem criada em: 16/09/2021 - 09:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.