Transporte através a conversão de energia cinética

Cada bomba centrífuga inclui um conjunto de componentes mecânicos que tornam possível o funcionamento da bomba. Este conjunto mecânico inclui o eixo da bomba montado nos rolamentos, o mecanismo de vedação que impede a bomba de vazar excessivamente, componentes estruturais projetados para lidar com as tensões e cargas impostas à bomba durante a operação, e usar superfícies que permitem que a bomba seja reparada e devolvida às suas especificações originais.

As vedações mecânicas variam em design, desempenho e custo. O selo mais simples consiste em apenas algumas partes: um rosto estacionário, um rosto giratório, uma glândula e uma mola.

  •        A glândula se encaixa ao redor do eixo da bomba e parafusos diretamente na face da caixa de recheio diretamente na carcaça da bomba.
  •        O anel de vedação estacionária, às vezes chamado de anel de acasalamento, é selado na glândula e mantido no lugar ao redor do eixo da bomba pela glândula.
  •        O anel de vedação rotativo, às vezes chamado de anel primário, é selado ao eixo por um elemento elastomérico, e é pressionado contra o anel de acasalamento estacionário pela mola.
  •        A mola aplica pressão ao anel primário rotativo pressionando contra um clipe de retenção ou coleira presa ao eixo da bomba.

Uma vez que o anel de acasalamento estacionário é selado para a glândula, e o anel primário rotativo é selado ao eixo, a única maneira de o líquido vazar para fora da caixa de recheio é passar entre os anéis que estão sendo pressionados juntos pela mola.

À medida que o eixo da bomba gira, a face giratória gira contra a face estacionária. Uma pequena quantidade do líquido bombeado faz seu caminho entre os rostos, mas evapora devido ao calor gerado pelas faces da vedação rotativa. Este pequeno pedaço de líquido é suficiente para manter as faces do selo frias e lubrificadas. Enquanto as faces do selo permanecerem limpas, lisas e lubrificadas, elas eliminarão praticamente todos os vazamentos entre o eixo e a parede da caixa de recheio.

Bombas são máquinas simples. Em sua forma mais simples, eles consistem em dois componentes hidráulicos e um sistema de suporte mecânico. Entender o propósito dessas partes é um passo crítico no desenvolvimento de cada profissional de bomba.

Postagem criada em: 18/07/2022 - 14:17


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.