Sondagem para dimensionamento de fundação

A sondagem a percussão com SPT, em suma, é a parte da engenharia mais utilizada para obtenção de amostras de solo. Mas afinal, por que isso ocorre? Pois bem, isso acontece porque o seu custo é relativamente baixo, é de fácil execução e pela simplicidade dos equipamentos utilizados.

De forma sucinta, é a técnica de investigação geotécnica mais comum, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento,  além de possibilitar em uma única operação os seguintes fatores:

  •          a retirada de amostras;
  •          a determinação do nível de água;
  •          a medida de resistência à penetração.

Em sua funcionalidade, de forma técnica, os ensaios são realizados a cada metro ao longo do decurso do sub-solo, para se atingir as profundidades exatas enrosca-se através de luvas de emenda segmentos de haste de 1 ou 2 m de comprimento para se atingir a profundidade necessária.

Ressalta-se ainda que, no ensaio SPT, são feitas anotações da penetração do barrilete em centímetros, quando o martelo é simplesmente apoiado ou golpeado sobre o ressalto. A medida correspondente à penetração obtida por simples apoio ou zero de golpes pode ser expressiva em solos moles. Na penetração, por sua vez, a batida do martelo, é contado o número de golpes aplicados para a penetração de cada terça parte (aproximada) dos 45 cm do barrilete amostrador.

Diante dos fatores supracitados, encontre uma empresa confiável para fechar negócio e garanta um serviço eficiente e seguro, de modo que a mesma siga todas as normas regulamentadoras exigíveis para ambas as partes. Pesquise bem antes de tomar quaisquer decisões precipitadas.

Postagem criada em: 11/02/2022 - 07:26


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.