Segurança contra incêndio em seu ambiente:

Um alarme de incêndio é um dispositivo autônomo ou uma rede completa de dispositivos, instalados em um edifício ou em uma área, o que dá aviso audível e/ou visível de um foco de incêndio naquele edifício ou área. Um sistema de alarme de incêndio pode ser automático, semiautomático ou manual. A instalação de alarme de incêndio é obrigatória em edifícios, instalações industriais, mercados, escritórios, espaços de convivência, áreas públicas e alguns tipos de transportes.

Os alarmes de incêndio são geralmente audíveis e/ou visíveis, sinais mecânicos ou elétricos ou inteligência, indicando um incidente de incêndio que requer ações de emergência, como combate a incêndio, serviços de emergência e evacuação de um edifício ou de uma área afetada.

Existem muitos tipos diferentes de alarmes de incêndio e combinações dependendo da localização, ocupantes do local, ambiente de ruído, requisitos legais e escolhas. Os tipos usados singularmente ou em combinações incluem:

  •        Sino ou gongo - manual ou elétrico
  •        Sirene - elétrica
  •        Hooter - elétrico
  •        Sistemas de comunicação de alarme de voz de emergência - elétricos
  •        Luzes de aviso piscando ou rotativas - elétricas

Um sistema de alarme de incêndio é composto por três estágios principais:

  •        Detecção - manual (ao ver chama ou fumaça e cheiro de queima) ou automático (detectores de calor ou fumaça). Há chances de falsos alarmes com detecção automática;
  •        Iniciação do sinal - manual (puxar ou empurrar sino elétrico ou manual), semiautomático (através de um painel de sistema que requer confirmação manual) ou automático (há chances de alarmes falsos);
  •        Notificação do ocupante - manual, semiautomática (detecção automática, confirmação manual e notificação) ou automática (há chances de alarmes falsos).

Alguns alarmes de incêndio são combinados com sistemas automáticos de extinção de incêndio, portanto funcionam como aviso de notificação e evacuação dos ocupantes. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos.

Postagem criada em: 20/06/2022 - 08:25


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.