Saiba como escolher a opção de sondagem SPT ideal

Uma empresa especializada em sondagem SPT visa caracterizar o solo que servirá como parte de um elemento de fundação de uma edificação.

De forma resumida, no ensaio dessa sondagem, mede-se a resistência de uma camada de solo de um metro medindo o número de golpes com um martelo que são necessários para penetrar trinta centímetros. Ou seja, é um ensaio relativamente simples que deve haver cuidado para manter a uniformidade nos golpes aplicados no solo, para não gerar erros nos resultados, quando for uma versão manual.

Entre as vantagens oferecidas por este tipo se sondagem, podemos citar:

  •          Execução simples e baixo custo;
  •          Tal sondagem pode ser realizada em locais considerados de difícil acesso;
  •          É possível coletar amostras;
  •          Obtém-se informações relacionadas a consistência e compacidade do solo em questão;
  •          É possível estimar a resistência do solo, entre outros.

Outra informação muito importante que afeta o desempenho do elemento de solo como fundação é o nível de água, ou seja, o nível onde se encontra o lençol freático ou o solo é saturado.

Lembrando que, após o término da sondagem, e o tubo de revestimento ser devidamente retirado, é aconselhável a espera de, no mínimo, 12 horas. Após isso, a próxima coisa a se fazer é realizar a medição do nível de água e a profundidade em que o furo permanece aberto.

É sempre bom salientar que tais análises devem ser realizadas por profissionais capacitados, simplesmente saber os passos não faz de alguém apto para efetuar o trabalho. Por isso, consulte um profissional.

Postagem criada em: 08/02/2022 - 13:31


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.