Quais são as dimensões das saídas de emergência?

Uma das dúvidas mais frequentes quando nos deparamos com as portas de saídas de emergência são como as suas dimensões são calculadas, afinal, elas podem possuir diferentes tamanhos de acordo com cada local onde são instaladas.

As portas industriais, por exemplo, são confeccionadas de acordo com os requisitos da construção, garantindo uma completa vedação na setorização dos ambientes para que, em uma situação de pânico, todos possam evacuar com facilidade e ainda controlar a propagação das chamas, da fumaça tóxica e dos gases pelo local.

Em edifícios, por exemplo, o cálculo das dimensões das portas de saídas de emergência é feito levando em consideração o número de pessoas circulando pelos ambientes e a distância para se chegar até a porta, por isso, em shoppings centers, cinemas, casas de show e em outros locais com grande fluxos de pessoas, é muito comum utilizarem porta corta fogo dupla.

Essas portas podem ter dimensões entre 120cm a 220cm, de modo que um maior número de pessoas possam sair com muita facilidade em uma situação de pânico sem diminuir a velocidade na qual estão saindo. Além disso, apresenta uma grande vantagem por evitar maiores complicações entre as pessoas durante a sua saída.

Essas portas devem ser equipadas com barras antipânico para garantir uma fácil liberação da passagem, um dispositivo fundamental para garantir que todos possam sair sem maiores complicações ou tenham a passagem impedida por algum motivo.

Por fim, um selecionador de folhas também podem ser facilmente vistos nessas portas, isto porque garantem que a porta passiva poderá fechar antes da porta ativa para que as portas corta fogo se mantenham devidamente fechadas e não fiquem entreabertas.

Postagem criada em: 03/09/2021 - 11:50


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.