Por que as barras de travamento são obrigatórias?

Quando vamos a um shopping, a um restaurante ou, até mesmo, a um cinema, podemos observar as barras de travamento nas mais diversas portas, sempre a postos para serem utilizadas e permitir uma rápida liberação de acesso das portas.

Essas barras são obrigatórias porque possuem como principal função permitir uma fácil evacuação de todos por meio do seu design que visa garantir que as portas trabalhem sempre a favor dos presentes em uma situação de pânico, mas nem sempre foi assim.

Com a incidência de grandes desastres em teatros, escolas, edifícios e outros ambientes nos últimos séculos, a necessidade de um sistema que permitisse uma rápida liberação da passagem foi aumentando cada vez mais.

No final do século XX, as barras de travamento já eram fundamentais em muitos ambientes, mas o seu uso não era obrigatório como é atualmente. Sua obrigatoriedade veio por meio do maior entendimento de sistemas de proteção contra incêndio e pânico, porque além de possuir estruturas eficientes, como as portas corta fogo, possuir fechaduras práticas e de fácil acionamento também é imprescindível.

Porém, vale destacar que o material das portas no qual a barra será instalada interfere diretamente no modelo de barra ideal. Um grande exemplo disso é a barra antipânico para porta de alumínio não ser a barra ideal para portas de vidro, devido a diferença de resistência ao fogo que as portas podem ter.

Por fim, como é um mecanismo que trabalha em conjunto com vários outros dispositivos para segurança contra incêndio, é fundamental que sejam de alta qualidade e certificadas pela ABNT para garantir a eficiência delas em uma situação de emergência.

Postagem criada em: 15/09/2021 - 11:09


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.