Nunca pinte as dobradiças da sua porta de incêndio

É de conhecimento geral a grande importância que as portas corta fogo carregam para o sistema de segurança contra incêndio. Afinal, elas possuem como função principal impedir ou evitar ao máximo que as chamas, a fumaça e o calor se propaguem por outros andares ou pavimentos da construção e possibilitar uma fácil evacuação de todas as pessoas presentes.

Essas portas contam com folhas altamente resistentes contra a ação do fogo, bem como fechaduras e um dispositivo que realiza o seu fechamento de maneira totalmente automática, ambos com a mesma capacidade de resistência ao fogo para promover uma completa vedação dos ambientes.

Esse dispositivo pode ser a mola área ou, também, as tão famosas dobradiças com mola helicoidal. Contudo, vale destacar como é de suma importância que essas dobradiças nunca sejam pintadas, pois a tinta pode penetrar no eixo e impossibilitar o pleno fechamento das portas, de modo que elas fiquem entreabertas e não garantam a vedação esperada.

Neste cenário, podemos imaginar o grande perigo que seria caso as portas para saída de emergência ficassem entreabertas: permitindo que a fumaça tóxica se espalhasse por outros andares e rotas de fuga, colocaria em risco a saúde e a integridade física dos presentes, dificultando a evacuação e, até mesmo, os levando a óbito.

Garantir a plenitude de funcionamento das dobradiças se faz de grande importância para a segurança contra incêndio, e, uma questão puramente estética, como a pintura desses componentes, pode comprometer a integridade de toda a estrutura das portas. Portanto, nunca pinte as dobradiças das suas portas de incêndio.

Postagem criada em: 13/09/2021 - 15:37


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.