Local para evacuação em casos de incêndio:

Para prevenir e evitar riscos, a solução ideal é a brigada de incêndio. Dentro das empresas, as brigadas de incêndio são compostas por um grupo de pessoas, voluntárias ou não, que tenham uma qualificação que as mantenha organizadas e preparadas para atividades de risco com fogo nos ambientes de trabalho. Dentre os papéis que os colaboradores responsáveis pela Brigada de Incêndio de uma empresa, estão:

  •        Prevenção e combate de incêndios;
  •        Evacuação de ambientes de risco;
  •        Checagem de extintores e saídas de emergência;
  •        Atendimentos de emergência e primeiros socorros.

Nesse sentido, a presença desses funcionários, especialmente em espaços onde há a circulação de um número grande de pessoas, é mais do que essencial: é imprescindível.

A NR-23 (Norma Regulamentadora nº 23), descreve a brigada de incêndio como um grupo de pessoas voluntárias, e que são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio.

Para estarem preparadas a ajudar aos demais colaboradores da empresa, este grupo de voluntários recebe formação técnica específica e teórica sobre primeiros socorros. Essa equipe também é responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho e também por emitir relatórios e pareceres.

Lembrando que, a brigada de incêndio deve ser composta levando-se em conta a população fixa e o percentual de cálculo obtido levando-se em conta a classe e a subclasse de ocupação da edificação. Outra função muito importante da brigada de incêndio é poder treinar terceiros, especialmente os demais funcionários como proceder em casos de evacuação.

Postagem criada em: 15/06/2022 - 09:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.