Invista em um serviço de sondagem adequado

No serviço de sondagem de solo, também conhecida como radiografia de solo, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra e deve ser realizada juntamente com o estudo topográfico, tendo em vista que nele são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo.

Há diversos tipos de sondagens, por isso, vamos conhecer cada um ao longo deste artigo. Pois bem: 

  • Sondagem à Trado: podendo ser manuais ou mecanizados, os tipos de trado mais comuns são a concha (ou cavadeira) e helicoidal, e menos utilizadas estão os dos tipos trados torcidos e espiral. Basicamente este tipo de sondagem é uma escavação com pequeno diâmetro e profundidade reduzida com objetivo de coletar amostras deformadas para poder realizar ensaios laboratoriais, sendo possível determinar o perfil do solo investigado.
  • Trados manuais: são geralmente mais simples do que as outras opções, rápido e econômicos, porém não são tão eficazes quanto a profundidade geralmente penetra somente as camadas de solo acima do nível d’água e com baixa resistência. Comumente chamados de estacas mecanicamente escavadas.
  • Trados mecânicos: é muito utilizado nos canteiros de obra pois é um processo limpo que não produz lama, é fácil de ser transportado e mobilizado dentro da obra, requer um número pequeno de operadores e é de execução relativamente rápida. Além disso, não produz vibrações durante a perfuração e consegue ser realizada em solos de maior resistência.
  • Sondagem à percussão SPT: usualmente chamada de sondagem SPT ou ensaio SPT, é o processo mais utilizado para determinar o tipo de solo, a resistência e o nível de água. Consiste em um tubo vertical a ser golpeado e as informações são obtidas a partir da quantidade de golpes e a profundidade de que cada golpe avança no solo.
  • Ensaio de penetração de cone CPT: é um método menos usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado. Os resultados destes ensaios permitem a identificação dos perfis de solos e a determinação de suas propriedades mecânicas dos solos, sendo importante particularmente na previsão da capacidade de carga e de recalques de fundações.
  • Sondagem Rotativa: apesar de configurar o maior custo entre os tipos de sondagem, é a sondagem com mais vantagens, uma vez que possibilita a análise de maiores profundidades e diversos outros tipos de solos a serem perfurados, além de ser de fácil transporte.

Diante de todos esses detalhes, é necessário contratar uma empresa especializada para realizar o serviço de forma adequada a sua necessidade, tirando todas as dúvidas, com presteza e atenção.

Postagem criada em: 10/02/2022 - 06:34


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.