Garanta um projeto seguro desde o inicio

A sondagem de solo é uma importante etapa do processo de construção e ela precisa ser feita por uma empresa de sondagem de solo adequada se você pretende construir um empreendimento em um local que adquiriu ou que pretende adquirir, de forma segura e eficiente.

Em suma, este serviço consiste em um processo de exploração, estudo e reconhecimento do solo, no qual a etapa da obra em que se estuda e analisa o solo, sua resistência e suas propriedades. Depois do terreno ser decidido e com o projeto arquitetônico praticamente desenhado, antes de dar início à construção é fundamental fazer à análise do solo, ou seja, a sondagem.

De forma bem resumida, este serviço será realizado depois do projeto arquitetônico, antes de dar início a qualquer processo de construção civil. Basicamente a sondagem é feita após a escolha do terreno, para validar ou não, a possibilidade da obra ser realizada tal como o planejado. Há tipos de sondagem de solos. Entre elas, podemos citar:

  •          Sondagem à Percussão (SPT) que é feita para determinar parâmetros de resistência à penetração, nível do lençol freático e o perfil geológico do subsolo;
  •          A Sondagem à Percussão com Torque (SPT-T), que por sua vez, é similar à SPT, mas mede também o atrito lateral do solo por meio de um torquímetro; e
  •          A  Sondagem Rotativa (mista Solo Rocha) que é aquela realizada quando se constata a presença de uma ou mais camadas de rocha no subsolo.

Diante dos fatores apresentados, será necessário pesquisar bem antes de tomar quaisquer decisões, pois, a empresa escolhida influenciará diretamente em seu projeto.

Postagem criada em: 08/02/2022 - 13:22


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.